sexta-feira, agosto 17, 2007

Vice-campeões entram a ganhar

Terminou há momentos o jogo de abertura da BwinLiga 2007/08, tendo como palco o Estádio de Alvalade com a presença de 35000 espectadores.

A Académica entrou bem no jogo, com disposição de surpreender os leões, algo ansiosos nos primeiros minutos com muitas perdas de bola a meio campo, e foram mesmo os de Coimbra a criar a primeira oportunidade de golo, através de Lito, que com tanto espaço e de caras com Stoikovic, deslumbrou-se rematou muito mal.

Poucos minutos depois, e através de uma grande jogada colectiva, Liedson faz uma assistência a rasgar a defesa da Académica, e depois de uma grande simulação de Romagnoli, Derlei fica isolado e marca o seu primeiro golo de leão ao peito, decorria o minuto 26.

Depois deste golo, o Sporting acalmou e conseguiu colocar o seu futebol em campo, controlando por completo a partida, e foi com naturalidade que aos 44' Liedson marca de cabeça, dando seguimento a um livre apontado por Romagnoli.

Depois do intervalo, o jogo, ainda que mais lento, continuou a ser totalmente controlado pelos leões, e, através de um canto ao minuto 68, Tonel aumenta o marcador para 3-0. Quando tudo parecia terminado com os leões a falharem aportuindades atrás de oportunidades, sem razão aparente para desnorte da equipa leonina, a Académica reage e marca um belo golo por Gyano aos 82 minutos, depois de momentos antes, existir um lance polémico na área leonina, onde dois erros seguidos de Elmano Santos acabam por manchar o trabalho da equipa de arbitragem, quando Lito agenta a bola com o braço e o árbitro nada assinala, e no seguimento do mesmo lance, Polga comete grande penalidade sobre o mesmo Lito e nada é assinalado de novo. Um erro que levou a outro erro.

Depois do 3-1, a briosa volta a ter outra oportunidade flagrante de golo, onde Gyano, isolado permite uma grande intervenção de guarda redes leonino, e quase no seguimento deste lance, Liedson, após confusão na área, e com a sua raça habitual consegue ficar com a bola, sendo puxado ostensivamente por Kaka. Grande penalidade sem razão para grandes dúvidas, onde o jovem capitão João Moutinho não desperdiça e coloca o resultado final em 4-1 para os leões.

Sem ser uma exibição fantástica, o Sporting esteve bem, mostrando que o seu sistema já se encontra bastante rotinado, ao contrário dos de Coimbra que com 16 contratações encontram-se ainda em fase de conhecimento e com as suas rotinas ainda muito confusas.

De salientar as exibições de Derlei (esteve muito bem), Vukcevik (trabalho muito e demonstrou técnica muito apurada), e os já inevitáveis Liedson, Veloso e Moutinho. Mas atenção, a Académica não é o Porto, o próximo adversário dos leões na liga, e para jogar no Dragão o Sporting tem de se apresentar muito mais concentrado e batalhador para conseguir um resultado positivo.

Sem comentários: