terça-feira, agosto 14, 2007

Rui Costa 2 - FC Copenhaga 1

O Benfica acaba de vencer, ainda que de forma muito sofrida, o FC Copenhaga por duas bolas a uma, jogo a contar para a 3ª Pré-Eliminatória da Liga dos Campeões, sendo que o segundo golo encarnado apenas apareceu ao minuto 84.

A equipa lisboeta, mesmo sem fazer muito por isso atingiu a vantagem do marcador através do "velhinho" Rui Costa aos 25 minutos, através de um potente remate de fora da área, contando ainda com a ajuda do guardião dinamarquês, que poderia ter feito muito mais. Mas se até aí os portugueses pouco tinham feito, a partir do golo nada fizeram e o Copenhaga, depois de um péssimo alívio de Luisão (seria substituído logo de seguida por Freddy Adu devido lesão), os dinamarqueses conseguiram empatar o jogo.

Quando coloquei no título que Rui Costa vence por 2-1, não exagerava, pois o ex-internacional português, foi o único jogador que algo fez para dar a vitória à sua equipa. Foi o único que teve a capacidade para se colocar entre as duas linhas bem definidas pela equipa contrária (linha defensiva e de meio-campo) para criar os necessários desiquilíbrios e confusões de marcação, mas depois de ter a bola nos pés, os seus companheiros não procuravam a desmarcação, nem muito menos procuravam abrir linhas de passe.

Apesar de ter controlado totalmente a posse de bola, contam-se pelos dedos de uma mão, as oportunidades de golo da equipa lisboeta, e apenas Cardozo conseguiu incomodar o guarda-redes contrário por duas vezes. Aliás, este ponta de lança não engana, e trata-se de um excelente jogador, ainda que, e muito naturalmente, não apresente os níveis físicos desejados nem de entrusamento com os restantes companheiros.

Foi numa altura em que o Copenhaga até trocava a bola no meio campo do Benfica, que Rui Costa apareceu de novo, e com outro remate potente de fora da área, este muito bem colocado, deu a vitória à sua equipa. Certo é que a equipa portuguesa, tem capacidade para chegar a Copenhaga e vencer por 3 ou 4 golos de diferença, mas tem de fazer muito mais do que hoje, sobre o risco de ser eliminada da prova.

Dos reforços, Adu jogou muito tempo, e ainda que não tenha realizado uma exibição de encher o olho, ainda foi dos poucos que procurou bola e procurou dar velocidade ao jogo. Bergessio pouco ou nada fez, Luís Filipe muito lento e Fábio Coentrão usou e abusou de se deixar cair, levando o árbitro a cometer alguns erros pois já desconfiava de todas as vezes que os jogadores benfiquistas caíam no relvado.

O Fernando Santos, ainda tem muito trabalho pela frente, muitas rotinas a preparar, muita velocidade a dar ao jogo, porque qualidade, tem este plantel de sobra, maestro, não há dúvida que tem, resta saber se o treinador tem "unhas para tocar esta guitarra", e não é uma guitarra normal, é uma "Guitarra à Portuguesa".

Ficam aqui os outros resultados desta noite:

Lazio - Dinamo Bucuresti 1-1

Rangers - Crvena Zvezda 1-0

Sem comentários: