segunda-feira, agosto 27, 2007

Porto consegue 2ª vitória

O Porto colocou o ponto final na série de 26 jogos seguidos sem perder do seu rival Sporting, série que se iniciou depois da derrota a 6 de Janeiro de 2006 frente ao Sporting Braga, na altura, também orientado por Jesualdo Ferreira.

O Sporting entrou mal no jogo, e realizou uns primeiro 30 minutos de fraca apetência ofensiva, contrastando com o acerto defensivo demonstrado. Ao contrário, os portistas entraram mais autoritários, e conseguiram mesmo duas boas oportunidades de golo. Primeiro foi Tarik a centrar já na pequena área sem que nehnum jogador portista aparecesse para finalizar, e a segunda foi através de um livre do inevitável Quaresma a acertar com a bola na barra. Os leões conseguiram equilibrar o jogo e nos últimos 15 minutos do primeiro tempo nada existiu de significativo.

Na segunda parte, são os lisboetas que entram melhor, conseguindo equilibrar a luta a meio campo e ter mesmo algum ascendente na posse de bola, mas um erro do guarda redes Stoikovic (ou do árbitro), ao agarrar a bola com as mãos após um eventual atraso de Polga (para mim excesso de rigor do árbitro, pois o atraso ocorre num corte do defesa roubando a bola a postiga), originou um livre indirecto em posição frontal à baliza, e em cima da linha da pequena área. Meio golo, que Raúl Meireles tratou de o completar e colocar o resultado em 1-0.

Daí para a frente Paulo Bento arriscou tudo, retirando do jogo os dois laterais (Abel e Ronny) e colocando Pereirinha e Djaló em campo, mudando de um 4-4-2 losango, para um 3-5-2, por vezes, mesmo um 3-4-3, terminando a partida em cima do Porto, mas sem conseguir obter o golo que tanto procurava.

Trata-se de uma vitória que se pode considerar justa, principalmente devido aos primeiros 30' de jogo, mas um empate a zero não seria escândalo nenhum pois nenhuma das duas equipas conseguiu uma superioridade total sobre a outra, mas como muito se comentou este seria um jogo que se iria resolver nos pequenos detalhes, e efectivamente existiu um que resultou na vitória da equipa da casa. Para uns, trata-se de um detalhe verdadeiro, para outros de um detalhe do árbitro que resolveu a partida.

Com esta vitória os portistas lideram a Bwin Liga com 6 pontos, os mesmo que Marítimo, resultado de duas vitórias nos dois jogos realizados por ambos nesta edição da competição.

Sem comentários: