sexta-feira, agosto 17, 2007

Inicia-se Bwin Liga

É verdade, hoje tem início a Bwin Liga 2007/08, e a nossa esperança é que apresnete um pouco mais de qualidade, tanto por parte de futebol jogado como de arbitragens, assim como tenha um pouco mais de emotividade, e não seja disputada de início ao fim, apenas entre os já habituais três grandes.

É pelo três grandes que eu gostaria de começar, dizendo que o Sporting me parece o que tem a pior equipa entre eles, mas também é o que apresenta uma maior continuidade dos jogadores mantendo o esquema e rotinas de jogo, e que, para mim, tem o treinador adequado à realidade do clube, pois, tanto o Benfica como o Porto, têm equipas de grande qualidade, mas já no que diz respeito aos treinadores penso que deixam muito a desejar, e são treinadores para treinar clubes de menor dimensão.

O Braga reforçou-se bastante bem, mas apresenta um treinador que ainda pouco ou nada demonstrou, tem ambição, tem imensa experiência como jogador, conhece bem o futebol português, mas colocar as peças do jogo de forma eficiente é completamente diferente de ser uma dessas peças.

Temos também o Belenenses, que perdeu o seu matador Dady, mas parece que ganhou um brasileiro de grande qualidade para o substituir, e uma coisa é verdade, é que mais do que fizeram o ano passado é difícil, ou seja, se realizarem uma época igual já será óptimo.

Passamos a um Paços de Ferreira que também realizou uma excelente época e tem tudo para dar continuidade ao trabalho de José Mota, até porque, e devido às suas dimensões, é extremamente difícil de jogar e ganhar na Mata Real.

Podemos juntar no mesmo saco a nossa Naval, o Leiria, Académica, Marítimo e Nacional, se bem que as equipas madeirenses têm muito mais obrigação em termos de classificação que as outras equipas referenciadas, pois os seus apoios são bem mais vastos, mas estas 5 equipas são capazes do melhor e do pior, de realizar grandes jogos frente aos grandes e depois perder vários pontos em casa com as equipas mais pequenas. Existe apenas uma diferença entre os figueirenses e leirienses e as outras quatro equipas, é que no Leiria, o treinador tem pouca experiência e muito a demonstrar, até porque chegou onde chegou apenas por ser o filho do presidente do clube, quanto à Naval, passa-se quase o mesmo, pois decidiu apostar num treinador, Francisco Chaló, que e experiência a nível profissional, não tem, e a julgar pela pré-época, de futebol também tem pouco, só esperemos que os figueirenses deixem de ser a equipa com mais mudanças de treinadores da 1ªLiga.

Guardo um espaço para o Vitória de Setúbal, Boavista e Vitória Guimarães, pois tratam-se de três históricos do futebol português, mas se tudo continuar na mesma, será mais uma época de aflição devido aos graves problemas financeiros por que têm passado, agora se tudo correr conforma os seus dirigentes esperam, então podem estar aqui duas surpresas da edição deste ano.

As restantes 2 equipas, o Leixões, Estrela Amadora podem ser surpresas, ou passar pela liga principal apenas para escrever no curriculum que lá estiveram, mas atenção, por vezes é nestas equipas com menor experiência, que vivem dos empréstimos dos grandes que aparecem as grandes novidades e revelações das épocas.

Boa sorte para todos e que ganhe sempre o melhor, se possível sem interferências dos árbitros.

Relembremos 10 dos melhores golos da última época, esperando que nesta edição se consigam ter estes gestos de pura magia como estes todas as semanas.

Sem comentários: