terça-feira, agosto 21, 2007

O que se passa na luz?

Algo vai mal no reino benfiquista.... com algumas mudanças, mas uma das frases mais conhecidas da literatura mundial, que sendo muito antiga, continua a adequar-se à maioria das situações que ocorrem na actualidade.

É o que se passa no Benfica, pois além dos resultados e futebol não serem de acordo com a realidade do clube, existem muitas outras coisas, talvez bem mais importantes para este descrédito junto dos adeptos.

Culparam o treinador, e foi despedido, mas quando o contrataram já sabiam que futebol praticava, não? Fernando Santos passa a ideia de ser uma pessoa extremamente honesta e séria, mas também já ficou demonstrado que se trata de uma pessoa extremamente ingénua.

Senão vejamos:

Aquando da grande entrevista protagonizada por Luís Filipe Vieira, este comentou que o treinador só poderia ter pesadelos por pensar que tinha um dos melhores plantéis de sempre das águias, ou seja, uma alusão aos pesadelos do treinador no caso de perder Simão Sabrosa.

Com quem Luís Filipe Vieira passou as últimas férias de verão? Sim, foi mesmo com José António Camacho, e claro está que são amigos de longa data, mas ninguém me tira da cabeça que já aí se tratava da contratação do técnico espanhol, esperando apenas um pequeno deslize do actual treinador.

Se realmente já todos sabíamos que Fernando Santos não iria durar muito mais tempo à frente da equipa, porquê esperar, precisamente pelo início da época e já depois de um jogo da Liga dos Campeões, para o despedir e trazer o sempre amado treinador espanhol? Mais um erro de casting.

Porquê a demissão de José Veiga há umas semanas atrás, quando na época passada ocorreram todos aqueles problemas com as finanças, e Veiga se demitiu, era uma das pessoas fundamentais no futebol benfiquista e o plantel sentiria a sua falta? Se calhar foi porque José Veiga e Camacho não têm a melhor das relações, e para além do mais, sabe-se que o espanhol só aceita ser treinador caso seja ele a decidir quais os jogadores a contratar sem admitir intromissões, logo a posição ocupada por José Veiga não era necessária, como se veio a confirmar pois a vaga de Director Desportivo não vai ser preenchida.

E as declarações de Nuno Gomes no final do jogo? Que tranquilidade necessitará o plantel? Se ele fala é porque existe algo fora do normal, e possivelmente porque nos bastidores do Benfica, há muito que já se falava do despedimento do treinador, mas pior que isso, é o presidente vir responder ao seu jogador na imprensa. Dizer que se o jogador pedisse desculpa já todos entendiam, mas o que disse ninguém entendeu? Onde há fumo há fogo, e caso nada se passasse o presidente trataria das afirmações do jogador internamente.

Todo este meu raciocínio é pura especulação e qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência, mas julgo estar certo, quando afirmo que se Luís Filipe Vieira chamou a si toda a responsabilidade ligada ao futebol, então todas as dificuldades, erros, ou todas as situações que levem a maus resultados desportivos e financeiros, terão de ser imputados ao presidente.

E digo mais, enquanto estes erros proporcionados pelo presidente dos encarnados continuarem, então até podem contratar o José Mourinho ou Sir Alex Ferguson, pois ninguém obterá sucesso à frente do clube da luz.

Sem comentários: