domingo, setembro 16, 2007

Rússia leva a melhor

A tradição manteve-se, e a equipa anfitriã, volta a não ganhar o campeonato europeu de basquetebol.

Apesar da já tão antecipada vitória da Espanha, pela imprensa nacional do país, no Eurobasket2007, a selecção da Rússia não entrou derrotada em campo e mesmo com uma arbitragem bastante tendenciosa, como se verificou durante todo o europeu, conseguiu sagrar-se a nova Campeã Europeia de Basquetebol.

Num jogo comandado desde 1º minuto pelos espanhóis, que chegaram a ter vantagens na ordem dos 13 pontos, os russos, sempre funcionando como equipa, mantiveram sempre acesa a chama da garra e defesa sem espaços para com os jogadores adversários, e foi, já no de correr do 4º período, e quando faltavam apenas 3 minutos para jogar que a Rússia passa pela primeira vez para a frente do marcador.

Mas foi durante muito pouco tempo, pois com os árbitros a cairem no teatro dos jogadores espanhóis colocaram um dos melhores russos no banco com 5 faltas e a Espanha volta a comandar por 5 pontos com apenas 1m43s para jogar.

Mas com um péssimo aproveitamento de Paul Gasol da linha de lance livre (fez 2/7 nos últimos 2 minutos) a Rússia encosta e quando faltavam apenas 2 segundos para jogar marca o cesto que dá a liderança à equipa de leste.

Após desconto de tempo, Paul Gasol lança no último segundo e a bola, ao embater na tabela salta caprichosamente para fora e a Rússia vence a partida por 60-59 e volta a sagrar-se campeã europeia, algo que já não acontecia desde 1985.

Numa luta que parecia David contra Golias, o vencedor voltou a ser o teoricamente mais fraco, mas que contra tudo e contra todos fez valer o seu amor e garra pelo jogo aproveitando também o excesso de pressão que se abateu sobre os espanhóis.

De salientar que o jogador Andrei Kirilenko foi eleito o jogador mais valioso deste campeonato averbando médias de 18pts, 8.6res, 2,1rb, juntando-se a ele no cinco ideal da prova os espanhóis Paul Gasol e José Calderon, o lituano Ramunas Siskauskas e o alemão Dirk Nowitzki.

Sendo assim a classificação final ficou da seguinte forma:
1º Rússia
2º Espanha
3º Lituânia
4º Grécia
5º Alemanha
6º Croácia
7º Eslovénia
8º França
9º Portugal
10º Itália

Sem comentários: