terça-feira, setembro 04, 2007

Portugal não consegue surpreender

Terminou agora o segundo jogo da aventura portuguesa no Eurobasket 2007, lembremos-nos que é a primeira vez que uma selecção portuguesa de basquetebol consegue chegar a uma fase final de um europeu ou mundial da modalidade.

A selecção das quinas entrou muito bem em jogo, realizando mesmo uma primeira parte de grande qualidade, estando quase sempre na frente, apenas surpreendida no último minuto e meio que com dois lançamentos de 3 pontos consecutivos, a Croácia chegou ao intervalo a vencer por 6 pontos. De registar as excelentes exibições de João Gomes no primeiro período e de Paulo Cunha no segundo período.

Sempre com bastante apoio de muitos portugueses, e quando tudo parecia levar a um resultado muito renhido, a Croácia entra muito forte no 3º período e por sua vez, Portugal aparece oscilante, a defender muito suavemente e com grandes dificuldades em atacar, não contando também com uma arbitragem que permitia constantes contactos à defesa croata, mas o mesmo não se verificava para as acções defensivas portuguesas.

Tudo isto levou a que o resultado registado neste período fosse de 33-14 para a Croácia, arredando assim Portugal de uma possível vitória, ou pelo menos de poder lutar pelo resultado final. Daí para a frente, foi ver a Croácia a controlar o jogo e Portugal a lutar, mas já resignado a mais uma derrota neste europeu. O resultado final registado foi de 90-68, demonstrando que, se no ataque os 68 pontos não foram um mau registo para os portugueses, já o facto de sofrer 90 pontos, pode-se dizer que revelou a falta de eficácia defensiva frente ao peso e bombas dos adversários.

Outros resultados de hoje:
Rússia 90 - 56 Israel
Lituânia 95 - 75 Rep. Checa
França 69 - 62 Itália

Há que registar que no jogo que opôs a selecção francesa e a congénere italiana, o base gaulês Tony Parker, MVP das últimas finais da NBA, marcou 36 pontos, ou seja, mais de metade do total de pontos da sua selecção.

Gostava também de demonstrar toda a minha frustração para com o serviço televisivo em Portugal, pois cada vez que se disputa um campeonato europeu ou mundial de futebol, são transmitidos todos os jogos da competição, repetem na manhã seguinte, e ainda fazem resumos todas as noites de tudo o que se passou no evento. Neste momento, como sabemos, decorre o Campeonato Europeu de Basquetebol, e a televisão portuguesa, seja ela pública ou privada, limita-se a transmitir os jogos de Portugal, ignorando por completo a competição de uma modalidade espectacular e que cada vez tem mais adeptos espalhados por Portugal e pelo mundo. Para mim trata-se de uma VERGONHA...

Sem comentários: