terça-feira, setembro 25, 2007

Assim anda a arbitragem

Por vezes ninguém consegue entender os castigos que são aplicados aos jogadores, uns levam vermelho directo e têm dois jogos de suspensão, outros 3 jogos, outros apenas um etc...

Depois existem os casos que se pede a despenalização dos cartões amarelos tendo em conta os relatórios dos árbitros, e aí eu não entendo como se pode passar por cima de uma decisão de um árbitro, apenas e porque sempre pensei que os relatórios vinham a descrever de forma sucinta e bem explícita os acontecimentos que levavam o árbitro a mostrar algum cartão a um jogador, mas agora já nem sem o que pensar.

Vou transcrever um excerto de um relatório do árbitro Carlos Xistra aquando da amostragem de um cartão amarelo ao jogador Micolli, e depois de a ler, não sei que decisão tomaria, pois não entendo nada do que está escrito e, em nenhum momento, consigo visualizar a jogada em questão. Primeiro que tudo, para se ser árbitro deveriam ensiná-los a escrever em bom português, pois assim, as decisões a tomar seriam bem mais fáceis.

"O jogador da equipa visitada, Micolli, desmandou-se em velocidade tentando desobstruir-se no intuito de desfeitear o guarda-redes visitante. Um adversário à ilharga procurou desisolá-lo, desacelerando-o com auxílio à utilização indevida dos membros superiores, o que conseguiu. O jogador Micolli procurou destravar-se com recurso a movimentos tendentes à prosecução de uma situação de desaperto mas o
adversário não o desagarrava. Quando finalmente atingiu o desimpedimento desenlargando-se, destemperou-se e tentou tirar desforço, amandando-lhe o membro superior direito à zona do externo, felizmente desacertando-lhe. Derivado a esta atitude, demonstrei-lhe a cartolina correspectiva."

Nem sem que mais posso comentar, é que fico mesmo sem palavras...

Sem comentários: