quinta-feira, setembro 13, 2007

O erro de Scolari

Foi preciso Scolari cometer um erro crasso e dar razões para a imprensa nacional, para que, nos telejornais da hora do almoço, a notícia de abertura deixasse de ser o tão badalado caso Madeleine e tentarem a crucificação do treinador da selecção nacional.

Scolari errou. Disso não há dúvidas, mas quem nunca errou? Vamos colocar-nos no lugar do treinador, que já foi aclamado por Portugal inteiro, mas que nos últimos dias parecia que nada tinha feito, tal era a pressão da imprensa e do povo, toda colocada nos ombros do treinador. Depois, a equipa jogou muito mal, é verdade, mas não é ele que anda a correr atrás da bola, nem foi ele que não viu o fora de jogo que resultou no golo da Sérvia, mas mais uma vez toda a pressão recai sobre ele. No fim, o jogador ainda vai pedir explicações, afasta-lha o braço e o nosso treinador, a quente, enervado, cometeu um grande erro, e tentou agredir o jogador sérvio, e repito, tentou agredir, pois não lhe tocou, conforme confirmam as imagens. Volto a perguntar, quem nunca errou?

Hoje, no telejornal da TVI colocam a pergunta aso telespectadores:
Acha que Scolari deveria abandonar o cargo de seleccionador nacional?

Mas o que é isto? E já agora o comentador (para não chamar comentarista) da TVI, um tal de João Querido Manha (se não é assim é algo parecido) a defender que o treinador deveria abandonar o cargo, quando ele, como comentador deveria ser imparcial e não o é, todas as semanas a tomar partido pela sua equipa de coração, então também deveria abandonar a sua profissão.

O português tem a memória curta, e esquece-se que Luís Filipe Scolari foi o treinador que nos levou à final de Euro-2004, que nos colocou em 4ºlugar no Mundial-2006, e que colocou a selecção a jogar como não víamos há bastante tempo, colocou Portugal sempre no Top-10 do ranking mundial, mas agora errou, e até já cometeu alguns erros que podem ter levado a piores resultados, e como tal aconteceu, então vamos crucificar o seleccionador para voltarmos a não marcar presença nas próximas provas de renome mundial.

Paulo Bento, treinador do Sporting, ontem comentou o que sucedeu, e com toda a razão começou a explicar que em Portugal não temos a tradição de ver os treinadores no mesmo lugar durante longos anos, como acontece em Inglaterra por exemplo, e que como o actual seleccionar leva já 5 anos no seu cargo, o Zé Povinho, já está farto dele, e então há que o "despachar" de alguma forma.

Eu comungo totalmente da opinião de Paulo Bento, e com toda esta contestação, tanto da parte dos adeptos como da parte da má imprensa desportiva que existe no nosso país, no lugar de Scolari, ia mesmo embora, pois teria demasiado valor para um país onde hoje somos bestiais e amanhã bestas completas.

Para mim, a Federação Portuguesa de Futebol, apenas tem de chamar o treinador, conversar com ele, e principalmente dar-lhe um grande voto de confiança, pois apenas com este treinador seremos qualificados para o próximo Euro-2008 e quem sabe, saímos de lá com mais um óptimo resultado.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas qual fora de jogo?? O centro é feito para outro jogador sérvio que não o marcador do golo (que nesse momento se encontra em fora de jogo posicional, e como mandam as regras não foi assinalado). Esse jogador cabeceia na direcção da baliza (oposta ao colega), a bola bate em Paulo Ferreira e é desviada, mudando completamente de trajectória, indo ter com o marcador do golo que por a receber de um jogador luso, deixa de estar em fora de jogo, que mesmo assim já não estaría em posição ilegal pois já havia jogadores portugueses que se tinham movimentado na direcção da linha de fundo. Faz golo e nenhum jogador portugues protesta, a não ser com os próprios colegas de equipa.

Anónimo disse...

Não lhe tocou como provam as imagens??? Man, viste o jogo em que canal??