quinta-feira, setembro 27, 2007

Carlsberg Cup cheia de surpresas

Foram muitas as surpresas desta noite de futebol, graças à Carlsberg Cup, ou Taça da Liga, sendo que a maior das surpresas foi a eliminação do Porto frente ao modesto Fátima.

Existiu de tudo esta noite, desde a eliminação de várias equipas da 1ªLiga, incluindo o líder do campeonato, a jogos que não se queriam resolver nem mesmo nos penaltis ou um árbitro auxiliar a decidir o jogo, beneficiando a equipa que menos futebol estava a jogar.

Começando pelos dragões, o Fátima apresentou-se a jogar bom futebol, e a aguentar as ofensivas do líder da 1ªLiga, principalmente nos últimos 20 minutos de jogo, em que o Porto criou inúmeras oportunidades para se adiantar no marcador. Como tal não se verificou, e nesta competição não há prolongamento, o jogo foi directamente para as grandes penalidades com Ezequias e Mariano Gonzales a falhar para os nortenhos, e o Fétima a vencer por 4-2 no penaltis.

Um pouco mais tarde começou o jogo na reboleira, onde o Benfica, exceptuando o último quarto de hora, nunca foi capaz de se superiorizar ao Estrela da Amadora. Foi com justiça que aos 36', através de um livre directo, superiormente marcado por Maurício, que a equipa da amadora se colocou em vantagem no marcador. Mesmo com a vantagem assegurada, o Estrela nunca se colocou a defender, criando várias oportunidades para dilatar o marcador, mas uma vezes por defesa de Butt, outras por falta de pontaria, nuca conseguiu chegar ao 2-0. O mais triste estava para acontecer, pois aos 92', o árbitro auxiliar apontou uma grande penalidade a favor do Benfica que nunca existiu. Wagnão foi atingido com a bola na cabeça, mas o auxiliar viu-o a jogar a bola com a mão, e foi assim que Freddy Adu colocou o resultado em 1-1. Nos penalties, Maurício e Yonni falharam para o estrela enquanto que para o Benfica apenas falhou Butt. Resultado final de 5-4 para os da luz.

No último jogo da noite, também o mais esperado, opunha o Vitória de Guimarães ao Sporting, os leões entraram melhor em campo e dominaram quase sempre na primeira metade do jogo, e apenas a falta de pontaria de Djaló e Moutinho e o acerto de Nilson mantiveram o resultado num nulo.
Apesar dos leões entrarem melhor no segundo tempo, a partir do minuto 60 foi o Vitória a criar mais ataques e muitos remates com perigo para a baliza leonina, mas aqui também se pode dizer que o acerto de Tiago ou a falta de pontaria dos vimaranenses mantiveram o resultado num 0-0.
Seria injusto a derrota para qualquer das equipas, mas alguma tinha de perder, e nem na marcação das grandes penalidades o jogo era resolvido, sendo necessário chegar à marcação do 10 penalty para se apurar o vencedor. Para o Guimarães falharam Rabiola, Desmarets, Luciano Amaral e João Alves. Para o Sporting falharam Ronny, Miguel Veloso e Tonel, chegando ao final com o resultado de 7-6 para os de alvalade.

De registar que o Penafiel, o Beira-Mar e o Portimonense eliminaram 3 equipas da 1ªLiga, sendo que nos últimos 8 clubes para disputar os 2 grupos da próxima fase apenas 4 militam na melhor liga que se disputa em Portugal.

Confira aqui os restantes resultados e marcadores das restantes partidas:

Leixões - UNIÃO DE LEIRIA, 0-2
(Maciel 15', Jessuí 76' g.p.)

PENAFIEL - Nacional, 1-0
(Guedes 21')

PORTIMONENSE - Belenenses, 1-1 (4-3 g.p.)
(Paulo Sérgio 83'; Fernando 66')

BEIRA-MAR - Paços de Ferreira, 0-0 (4-3 g.p.)

VITÓRIA DE SETÚBAL - Sporting de Braga, 2-0
(Matheus 80', Leandro Branco 88')

Sem comentários: