segunda-feira, setembro 24, 2007

Porto ganha em 3 campos

Mais uma jornada da BwinLiga e mais uma vitória do Porto. E vão cinco, e com maior ou menor dificuldade a equipa portista consegue ganhar os 3 pontos em disputa, e em casos como o desta jornada, ainda ganhar pontos em Alvalade e em Braga com os empates dos seus adversários directos.

A tarde desportiva começou com um "Braga - Benfica" que terminou com um empate a zero. Um jogo em que nenhuma das equipas foi, manifestamente superior à outra, existindo oportunidades de golo em ambas as balizas e nas duas partes do jogo, mas há algo importante, é que o melhor em campo foi mesmo o guarda redes benfiquista, Quim, pois sempre que o Braga chegava à baliza benfiquista, criava situações de remate perigosas, sempre com boa resposta do guarda redes dos encarnados. Um empate que se considera justo, se bem, que merecia ser com golos, pois ambas as equipas mereciam festejar pelo menos um tento.

Seguiu com a visita dos portistas à mata real, onde, na época passada, nenhum dos grandes conseguiu vencer, e o que é certo, é que o Porto sentiu algumas dificuldades em vencer a partida, se bem, que é um, mais que justo vencedor. É uma equipa adulta, que sabe quando tem de acelerar a partida ou jogar mais em contenção, e, neste momento conta com um Lisandro Lopez em grande forma que hoje bisou e estabeleceu o resultado final de 2-0.

A noite futebolística terminou com a visita do Setúbal a Alvalade e para já tenho de dar ênfase a duas situações:

- O ano passado, a época leonina ficou marcada por um sem número de desaires, resultantes da rotação de jogadores devido a partidas da champions, mas Paulo Bento parece não ter aprendido, e se realmente acha que tem de efectuar rotatividade, nunca o pode fazer ao retirar dois jogadores do losango sportinguista, a zona nevrálgica do campo, principalmente para colocar em campo uma nulidade chamada Farnerud, que, mesmo com tantas oportunidades, só o treinador continua a acreditar que o jogador tem futebol para os leões.

- Nenhuma equipa, pode dar espectáculo num estádio de futebol que mais parece uma terra de cultivo lavrada, e esta situação do relvado de alvalade está a tomar contornos vergonhosos, pois se o clube tem um estádio dos melhores que há, não pode esquecer que é para jogar futebol e este desporto joga-se na relva.

Quanto ao jogo, o Sporting deu 45 minutos de borla ao adversário, sem velocidade, sem ideias e muito lento, ainda por cima, a jogar com apenas 10 jogadores, pois o sueco Farnerud, pelo que fez em campo, não conta para o jogo. O Setúbal, sempre a tentar aproveitar o contra ataque, e foi assim que aos 41' Elias colocou os sadinos em vantagem.

Na segunda parte, e com as entradas de Izmailov e Romagnoli o Sporting melhorou bastante e foi com naturalidade de justiça que Moutinho, aos 64' e através de uma grande penalidade justa colocou a igualdade no marcador. Aí, Paulo Bento decide arriscar, colocando Djaló no lugar de Vukcevic e passa a jogar em 3-4-3, e o que acontece, é que, em mais um contra ataque, Matheus remata de fora da área, e com muita ajuda de Stoikovic e alguma ajuda do relvado, o Setúbal volta a comandar. Daí para a frente foi um massacre de ataque que se viu em Alvalade, do qual resultou o golo de Purovic aos 85', e mais uma ou duas oportunidades que dariam a vantaegm aos leões, mas tal não aconteceu. Um resultado justo, que premeia o jogo dos sadinos e penaliza os leões pelo péssimo jogo efectuado nos primeiros 45 minutos.

Sem comentários: