quinta-feira, outubro 11, 2007

Três diamantes por lapidar

Dos muitos diamantes por lapidar que o futebol português possui, principalmente devido ao excelente trabalho da Academia de Alcochete, existem três que, ao contrário do que muitos pensariam estão já a entrar noutra dimensão, apenas faltando limar algumas arestas.

Posso começar por falar de Miguel Veloso, que, após longa conversa com Scolari e a ausência de Petit, se perfila para ser titular no próximo encontro da selecção nacional, frente ao Azerbaijão.

Trata-se de um jogador, rejeitado pelas escolas benfiquistas, e que, segundo o seu agente Paulo Barbosa, já chegaram boas propostas para adquirir o passe do jogador. Todas elas de Inglaterra (arrisco Arsenal, Manchester United e Chelsea), confidenciando mesmo que uma das propostas esteve muito perto do valor da cláusula de rescisão, 30 milhões de euros, mas que de momento, o jogador não demonstrou o interesse de sair para o clube leonino, e muito menos o demonstrou o Sporting. Estamos diante de um novo recorde de transferência do futebol português, mas quando ainda não se sabe.

O outro diamante é diferente, pois trata-se de um jogador que já deu o salto para o estrangeiro, mas que muitos, sempre disseram que não iria dar nada e que iria ser mais um "bluff" do futebol português, e que se tratava de uma grande sorte o valor recebido pela sua transferência. Falo, obviamente de Nani, e arrisco-me mesmo a dizer, que para o Sporting, nem foi um excelente negócio, apenas foi bom por tratar-se na altura que foi e com o contrato do jogador a expirar no ano seguinte. E não sou apenas eu que penso desta forma em relação a Nani, pois o próprio treinador Ferguson, que já fez duras críticas a Anderson, veio desta vez elogiar de forma bem vincada o jogador português, que passo a transcrever:

«"Está a demonstrar tremendo potencial, estamos muito empolgados com ele".

"Jogou algumas vezes e já vimos do que é capaz. É mais rápido do que pensava, aliás é muito, muito rápido. E cruza muito bem"

"Tem 20 anos e só pode melhorar"»

Tem tudo para vir a ser um excelente jogador, e, quanto a mim, foi parar ao clube indicado para poder desenvolver melhor os seus pontos menos positivos, e crescer como jogador e como homem.

Só falta João Moutinho, um jogador "low profile", mas excelente, e parece que apenas o Sr. do Porto que fala no programa da RTPN às terças feiras, é que continua a dizer que só a imprensa vê em João Moutinho um excelente jogador.
Pode-se dizer que não rende igual em todas as posições, e é verdade, mas rende nas 4 posições do losango leonino, é um jogador de futebol simples, rápido e eficaz, que assim que recebe a bola, levanta a cabeça, procura uma linha de passe a progredir no terreno, coloca a bola e tenta de seguida abrir nova linha de passe. Por alguma razão, e depois de gorada a transferência de Lucho para o Valência, o espanhóis apontaram baterias para o capitão leonino, transferência que não foi concretizada.

Como Miguel Veloso, no Moutinho, falta melhorar a capacidade de remate e finalização, pois sendo dois jogadores que aparecem muito à entrada da área, têm, obrigatoriamente que ser mais efectivos.

Com todos estes elogios, e arrisco-me a dizer que serão duas futuras transferências o que, mais uma vez, dificultará a missão do treinador leonino em reformular tudo de novo, e jogadores assim, não aparecem todos os anos.

Sem comentários: