terça-feira, outubro 16, 2007

Será que devia ser convocado?

Makukula é o mais recente jogador seleccionado para a principal selecção de futebol português, e o que ganha a selecção com ele? e o que perde?

Com este ponta de lança a selecção ganha peso, altura e obtenção de espaços no ataque e nas bolas paradas. Trata-se de um jogador que desgasta os defesas contrários, é um exímio cabeceador, é lutador e tecnicamente tem vindo a evoluir sempre e quando as lesões não o atacam.

Mas para mim o principal é o que a selecção perde com ele, e se em termos desportivos não há razão para alarme, já em termos de brio e orgulho a canção é outra. É que há uns anos atrás, e depois de já ter jogado pela selecção de sub-19 e sub-21 portuguesa, Makukula veio dizer que queria passar a jogar pela selecção do seu país, considerando a sua terra natal o Congo. Tal não foi possível devido ao facto da Fifa ter intervido e não o ter permitido pois o jogador já contava com várias internacionalizações pela selecção portuguesa.

Na altura o jogador afirmou o que queria pelo facto de considerar que na selecção A portuguesa estava tapado por Pauleta, Nuno Gomes e Hélder Postiga, e pelo facto de apesar de estar há muitos anos em Portugal, o seu coração era congolês.

Para mim, e podem chamar-me radical, um jogador que afirma tal coisa, deixava de ser equacionado para uma possível selecção portuguesa, é que para se representar um país, deve-se, no mínimo, ter um pouco de respeito por essa nação e orgulho em representá-la, como o demonstraram, excelentemente, os jogadores da selecção portuguesa de rugby no campeonato do mundo da modalidade.

Ainda mais estranho, são as palavras proferidas pelo jogador aquando da sua convocatória e viagem para se juntar à selecção no Cazaquistão, onde afirma que está contentíssimo, orgulhoso e que sente que foi mais um sonho que tem desde criança a ser concretizado...... faz lembrar a velha história dos jogadores que quando chegam a um novo clube afirmam torcer por ele desde pequeninos.

Quis o destino que a mala onde viajavam as botas de Makukula se extravia-se na viajem, tendo o jogador treinado de ténis. Será que isto é a resposta para a falta de vontade em representar a nossa selecção?

Sem comentários: