quarta-feira, outubro 17, 2007

Portugal quase complica, mas...


Em mais esta final para a selecção portuguesa de futebol, os jogadores quase complicaram aquilo que desde o início se demonstrou fácil, mas no final, lá conseguíram cumprir o objectivo.

Mais uma vez, os jogadores portugueses tentaram resolver individualmente aquilo que o colectivo poderia fazer de uma forma natural e simples, mas não, continuam a existir jogadores que vêm a selecção como uma montra para o mundo futebolístico.

Desde o início que se verificou que Quaresma continuava sem render ao serviço da selecção (exceptuando o jogo frente à Bélgica), e que Deco não conseguiu dar seguimento à boa exibição no último jogo, sempre esperando que fosse Miguel Veloso a pegar no jogo e transportá-lo para o ataque.

Sem nunca tentar ir à linha de fundo para centrar para Hugo Almeida, e sem Deco e Maniche criarem desequilíbrios no ataque, a equipa encontrava-se sem ideias para conseguir marcar e colocar-se em vantagem.

Na segunda parte pouco mudou, e as dificuldades, à medida que o tempo passava, iam aumentando com o Cazaquistão a defender com 11 homens na sua área. Foi então que o treinador decidiu colocar Nani no lugar de Maniche, e poucos minutos depois, Makukula no lugar de Hugo Almeida (porque não jogar com os dois?), e as coisas melhoraram um pouco, se bem que, apenas com remates de fora da área se tentava marcar o golo necessário.

Foi então, que o jogador mais apagado durante todo o jogo, Quaresma, decidiu ir À linha de fundo e cruzar. O resultado foi o golo de Makukula, estavam decorridos 82' de jogo. A partir daí, a equipa da casa soltou-se um pouco mais para tentar o empate, e depois de falhar um golo feito, Nani, aos 90' inicia uma jogada excelente pelo lado esquerdo que foi finalizada por Cristiano Ronaldo colocando o marcador em 0-2 para os portugueses.

Daí para diante, foi tentar controlar a bola, mas mesmo assim, e como tem sido normal na selecção portuguesa, em mais um momento de total desconcentração, sofre um golo aos 92', colocando assim o resultado final em 1-2 para Portugal.

Com esta vitória, Portugal manteve o 2º lugar do grupo, agora a um ponto da Polónia e com 3 pontos de vantagem sobre a Finlândia. Tudo mais fácil, mas é necessários ter cautelas.

Sem comentários: