quinta-feira, novembro 22, 2007

Portugal conseguiu

Portugal assegurou ontem o apuramento para o Euro-2008 na Suíça e Áustria, fruto do empate a zero conseguído ontem frente à Finlândia. Ah, os bilhetes já podem ser comprados aqui.

É óbvio que o principal objectivo, o apuramento, foi concretizado, mas não deixa de me entristecer que um treinador ambicioso como Scolari, com uma equipa recheada de bons jogadores e jovens talentos a despontar, não consiga colocar os seus pupilos a jogar um futebol de outra qualidade, o que faz com que as pessoas possam esquecer o excelente trabalho efectuado até aqui e comecem a por o seu lugar em questão.

Com uma análise simples, conseguimos verificar que Portugal não conseguiu vencer nenhum dos seus oponentes directos, empatando os dois jogos frente à Finlândia e Sérvia, e empatando um e perdendo o outro frente à Polónia, para mim isto é preocupante.

Ontem, e mais uma vez, a exibição portuguesa roçou a mediocridade, e só foi melhor que a exibição frente à Arménia, pois pior era praticamente impossível.

E sinceramente ouve algo que ontem me chocou, que foi ver o seleccionador nacional, a partir do minuto 88, como que desesperado, a pedir para o árbitro terminar o encontro, e a pedir para o público pedir a finalização da partida e apoiar a selecção... uma selecção que é a actual vice-campeã europeia e 4ª classificada no mundial, e desespera, a jogar em casa, frente à Finlândia, um país onde o desporto rei nem é o futebol mas sim algum desporto ligado À neve ou gelo?!? Sinceramente custou-me ver esse tipo de atitudes.

Agora, uma coisa também é certa, e volto a frisar, até porque eu sempre defendi que Scolari está muito bem na selecção portuguesa, é que o apuramento foi conseguido, e jogando bem ou mal, os jornalistas desportivos portugueses não podem estar sempre a colocar em causa o trabalho efectuado pelo seleccionador e criticá-lo por tudo e por nada, e por isso, acabo por concordar com a atitude do brasileiro ontem ao abandonar a conferência de imprensa no final da partida, pela forma como foi tratado pela imprensa nacional.

De registar um facto, e que não pode ser esquecido, é que a selecção inglesa de futebol, falhou o apuramento para o Euro-2008, é verdade, e ontem, quando precisava apenas de um empate, em casa, frente à Croácia, aos 15' já perdia por 2-0, e mesmo conseguindo empatar 2-2, aos 77' sofreu novo golo que os afastou do europeu. Não é só Portugal que joga menos bem...

Sem comentários: