segunda-feira, dezembro 17, 2007

Sporting recupera 3º lugar

Neste fim de semana, existiram mudanças na tabela classificativa da BwinLiga, com o Sporting a subir de novo ao 3º lugar e a aproximar-se do Benfica, mas o Porto, com a vitória desta jornada é cada vez mais primeiro, aumentando para 10 pontos a diferença entre 1º e 2º classificados.

O primeiro dos 3 grandes a jogar foi o Benfica, que tinha a difícil deslocação ao Restelo, e de facto foi muito difícil para o Benfica conseguir aguentar a avalanche ofensiva do Belenenses, e contrariar a excelente organização defensiva dos azuis de Belém.

O Benfica nunca se conseguiu impor ao adversário, e o resultado, construído aos 70' com um excelente golo do Weldon, que facilmente passou por Luisão e desferiu um remate em arco indefensável para Quim. Mas uma coisa é certa, este golo só pecou por ser tardio assim como o resultado de 1-0 para o Belenenses foi lisonjeiro para o clube da luz.

O Porto começou a jogar 45 minutos depois do Benfica, e também tinha pela frente, se bem que nas Antas, a equipa sensação da temporada, o Vitória Guimarães. Num jogo bem disputado, com interesse, o Porto, mesmo sem realizar uma excelente exibição, sempre que saía em contra ataque criava perigo e quase marcava, como foi com Quaresma e com Tarik, em poucos minutos, falharam dois golos de baliza escancarada.

O Vitória sempre a tentar jogar um futebol bonito, e objectivo, mas uma coisa é certa, Lucho, Quaresma, Tarik e Lisandro formam um losango atacante que já mais parece uma máquina que 4 homens, e assim as coisas tornam-se mais fáceis.

Aproveitando os poucos erros da equipa visitante, o porto materializou o seu poderio ofensivo em dois golos, apontados por Tarik e o inevitável Lisando. Pode-se considerar um triunfo justo, visto ao aproveitamento quase superior dos erros cometidos pelo seu adversário.

O Sporting só ontem entrou em campo, e a com uma deslocação dificílima, a visita ao Marítimo. Um jogo muito morno, principalmente na primeira parte, e sem motivos de interesse, jogado muito lentamente, e sem objectividade. Cheguei a comentar com um companheiro que via o jogo comigo, que as duas equipas lutavam para ver quem cometia mais erros.

Na segunda parte as coisas foram diferentes, e o Sporting pegou no jogo. Depois de duas boas oportunidades para marcar, ambas por Purovic, o Marítimo, através de um livre muito bem marcado adiantou-se no marcador, com golo do ex-navalista Fogaça.

O Sporting ainda acelerou mais o jogo, e 12 minutos depois, num bom centro de Moutinho (o melhor em campo), Vukcevic cabeceou para a baliza, fazendo a bola embater nas pernas de um defesa contrário traindo Marcos. Estava restabelecida a igualdade no marcador.

Continuou sempre o Sporting a ir para cima do Marítimo, e, num lance de força e inspiração de Vukcevic, recebeu a bola de Liedson e rematou cruzado sem hipóteses para Marcos. A reviravolta estava efectuada e o Sporting recuperava 3 pontos ao Benfica na luta pelo segundo lugar. Vitória merecida, nem tanto pela exibição, mas mais pela luta e querer dos jogadores e pela falta de ambição demonstrada pelo Marítimo durante todo o encontro.

Sem comentários: