quarta-feira, julho 18, 2007

Assim torna-se difícil


Assim torna-se dificíl? Sim, penso que sim, é mesmo muito difícil ser treinador do Sporting.

Paulo Bento, que leva cerca de ano e meio ao comando da equipa sportinguista, tem demonstrado, quanto a mim, ter estofo para levar a equipa no bom caminho, mas como em tudo no mundo, é necessário existir um bom planeamento e boas bases de sustentaçao.

Ora bem, depois de algumas experiências (umas mais, outras menos conseguidas), o Paulo Bento conseguiu fazer com que o Sporting pratica-se um futebol bonito, tacticamente muito bom, muito prático e objectivo, e por fim, alcançando bons resultados, que o levaram a lutar pela Liga até à última jornada e a levantar a Taça de Portugal.

Para isso, criou uma "espinha dorsal" no onze sportinguista constituida por:
- Ricardo na baliza
- Polga, Tello e Caneira defesa
- Veloso, Moutinho e Nani no meio campo
- Liedson no ataque

Oito jogadores, que jogando com quaisquer outros três, conseguiam segurança na defesa, um meio campo criativo e com bola e um finalizador nato, mas que é o primeiro a defender.

Ora bem, sem se dar por isso, para a época 2007/08, o Sporting já se viu privado de 4 (Ricardo, Caneira, Tello e Nani), ou seja, 50% da "espinha dorsal" desapareceu de um momento para o outro, o que obriga a recomeçar tudo, praticamente do zero, pois se o Paulo Bento quando começou colocou como prioridade um sólido sistema defensivo, é nesse sector que mais mudanças terao de existir.

Por muito bons que sejam os reforços (e realmente parecem-me ser de boa qualidade), todas as rotinas de jogo, transiçoes (para ataque e defesa), comunicaçao, etc... têm de ser apreendidas de novo, e todos sabemos que se tratam de temas que levam o seu tempo a mecanizar.

No final, a média de idades da equipa verde e branca diminuiu ainda mais, mas o número de portugueses titulares (normalmente 7 ou 8) irá diminuir drásticamente (penso que irao ser normalmente 4).

Vamos ver como Paulo Bento irá reagir com a situaçao e também muito importante, saber se os reforços estrangeiros se adaptarao facilmente ao nosso futebol.

Todas estas razoes demonstram que é mesmo difícil ser treinador do Sporting, lá isso é...

Sem comentários: